2016

PRODUÇÃO 2016

ARTIGOS CIENTÍFICOS

MURÇA, J. S. E.; SILVA, N. V.; FREITAS, B. S. P.; GOLDSCHMIDT, A. I.; GUIMARÃES, S. S. M. Concepções sobre a história da Ciência apresentadas nos livros didáticos dos anos iniciais no estado de Goiás. Reflexão e Ação (Online). v. 24, p.156 - 176, 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5681>

 

GOLDSCHMIDT, A. I.; MURCA, J. S. E.; GONTIJO, L. S.; GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. D. Entre riscos e rabiscos: concepções sobre a imagem docente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. v. 6, p. 24 - 36, 2016. Disponível em: <http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1796/892>

 

GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. D. Estágio na licenciatura em ciências biológicas: a história e filosofia da ciência como estratégia. Revista Docência do Ensino Superior. v. 6, p. 89 - 114, 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1297>

 

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. "A tecnologia não tem que ser maior que o professor": a visão dos professores quanto ao uso de tecnologias no contexto escolar. Educação e Cultura Contemporânea (Online). v. 13, p. 160-180, 2016. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1512/1125

 

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista. p. 205-222, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00205.pdf> DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.46088>

 

STRIEDER, R. B.; WATANABE, G.; SILVA, K. M. A. e; WATANABE, G. Educação CTS e educação ambiental: ações na formação de professores. Alexandria (UFSC), v. 9, p. 57-81, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p57>

 

STRIEDER, R. B.; SILVA, K. M. A. e; SOBRINHO, M. F.; SANTOS, W. L. P. dos. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, p. 86, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795>

 

ARAUJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. Reading in Biology Classes - A Different Teaching Activity. Creative Education, v. 7, n. 07, p. 1044-1050, 2016.

 

CASTRO, T. F.; GOLDSCHMIDT, A. I. Aulas práticas em ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágios. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Online). v. 13, p. 116 - 134, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800/4047>

 

SILVA, N. V.; GOLDSCHMIDT, A. I. Explorando ruas que quero ladrilhar: entre a paixão e o receio de ser professor. Revista Metáfora Educacional. v. 20, p. 135 - 161, 2016. Disponível em: <http://www.valdeci.bio.br/pdf/n20_2016/rme_n20_silva_goldschmidt_explorando_ruas.pdf>

 

GOLDSCHMIDT, A. I.; SILVA, N. V.; MURCA, J. S. E.; FREITAS, B. S. P.

O que é ciência? Concepções de licenciandos em ciências biológicas e química. Revista Contexto & Educação. v. 31, p. 173 - 200, 2016. Disponível em: <http://https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5932/5173>

 

GOLDSCHMIDT, A. I. Professor, o que fazer no zoológico? Revista Ciências & Ideias. v. 7, p. 60 - 87, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/559>

 

GOLDSCHMIDT, A. I. Professores como cerrado: a cada chuva o esplendor da primavera. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Online). v. 12, p. 26 - 38, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2426>

 

LIVRO

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. (Orgs.) Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação. 1. ed. Goiânia: PUC Goiás, 2016. 99p. Disponível em: <https://sites.google.com/site/grupokadjotgoiania/producoes/capitulos>

 

CAPÍTULO DE LIVRO

GUIMARÃES, A. M.; GUIMARÃES, S. S. M. Educação Física Escolar, Meio Ambiente e Sustentabilidade In: Educação Física e Esporte no Século XXI. 1 ed. Campinas: Papirus, 2016, v.1, p. 423-441.

 

TIBALLI, E. F. A.; ECHALAR, A. D. L. F. Pesquisa e estudos investigativos na graduação. In: TIBALLI, E. F. A.; DUARTE, A. J. (Orgs.). Pós-graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para a transformação social. 1 ed. Goiânia: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 40-50.

 

ARAÚJO, C. H. S.; PEIXOTO, J.; ECHALAR, A. D. L. F. O trabalho pedagógico online na perspectiva do ensino desenvolvimental: o conceito de docência e suas particularidades em espaços virtuais de aprendizagem. In: MACIEL, C.; ALONSO, K. M.; PANIAGO, M. C. (Orgs.). Educação a distância: interação entre sujeitos, plataformas e recursos. 1ed. Cuiabá: EdUFMT, 2016, p. 419-442.

 

OLIVEIRA, N. C. de; CAMPOS, E. S.; ECHALAR, A. D. L. F. Diretrizes para a inserção das tecnologias nas escolas: formação para o consumo e alívio da pobreza. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; ROSA, S. V. L. (Orgs.). Didática e currículo: impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. 1ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, p. 341-369.

 

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Dos excluídos às razões da exclusão digital. In: GONÇALVES, E. A.; TOSCHI, M. S. (Orgs.) Inclusão digital e social: conhecimento e cidadania. 1 ed. Anápolis: UEG, 2016, p. 13-28.

 

PARANHOS, R. D. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos - uma análise sob o viés da pedagogia histórico-crítica. In: PIRES, L. L. A.; SOUZA, M. J. F. S.; DIOGO, R. C. (Orgs.). Ensino de ciência e matemática: do mundo das ideias à sala de aula. 1ed.Goiânia: IFG, 2016, v. 1, p. 59-70. Disponível em: <http://blogs.ifg.edu.br/ebooks/cognoscere-v-1-ensino-de-ciencias-e-matematica/>

 

SILVA, K. M. A. e. A Complexificação de Questões Sociocientíficas e o Ensino de Ciências. In: PORTO, M. D.; FERREIRA, J. R. R.; SANTOS, M. L. dos (Orgs). Os desafios do ensino de ciências no século XXI e a formação de professores para a educação básica. Curitiba: CRV, 2016. 165 p. ISBN 978-85-444-1077-6

  

 

MURCA, J. S. E.; RABELO, J.; GOLDSCHMIDT, A. I.; PIGNATA, M. I.; SILVA, A. M. C.; MENDONCA, M. P. C. Comunicação: um caminho para dialogar e entender. In: Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG..1 ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, v. 1, p. 443-457. Disponível em: <https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/veredas_escolaresII_miolo_para_internet_(1).pdf>

 

GOLDSCHMIDT, A. I.; LIMA, F. P.; EVANGELISTA, L. M.; SOUSA, D. F.; SOTERO, D. F.; FALCHI, V. L.; PEREIRA, L. S.; ELIAS, M. A. M.

Estágio no ensino de ciências nos anos inicias: possibilidades de aprender! In: Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG. 1 ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, v. 1, p. 387-402. Disponível em: <www.cepae.ufg.br/up/80/o/veredas_escolaresII_miolo_para_internet_(1).pdf>

 

GOLDSCHMIDT, A. I.; SILVA, A. M. C.; MENDONCA, M. P. C.; PIGNATA, M. I.; REGES, A. K. S.; SILVA, N. V.; LIMA, F. S. Projeto de intervenção no estágio: reflexões, construções, criatividade In: Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG.1 ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, v. 1, p. 345-360. Disponível em: <www.cepae.ufg.br/up/80/o/veredas_escolaresII_miolo_para_internet_(1).pdf>

 

 

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTOS

SANTOS, S. M.; GUIMARÃES, S. S. M. Duas vozes: diálogos entre a vida de Edgar Morin e Paulo Freire. In: Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, 2016, Fortaleza. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SABERES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2016. Anais...  v. 1, p. 1 - 9. Disponível em: <http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos.html>

 

BAPTISTA, L. V.; GUIMARÃES, S. S. M. Elementos da História da Ciência nos Planos de Ensino de um Curso de Formação de Professores de Biologia In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 13, 2016, Brasilia. Anais... v. 1, p. 1 - 11. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BwFVVOFw-AJ3dW1hOEdaeHl1T0E/view>

 

REZIO, A. T.; NORATO, A. G. F.; SANTOS, G. S.; VIEIRA, I. L. B. F.; GOLDSCHMIDT, A. I.; GUIMARÃES, S. S. M. Ensino de genética e bioética: uma experiência formativa do PIBID a partir de elementos históricos. In: CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - CONPEEX, 13, 2016, Goiânia - GO: UFG, Anais... p. 3113 - 3116. Disponível em: <http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site11383/site/artigos/11_pibid/11_pibid.pdf>

 

PARANHOS, R. de D.; CARNEIRO, M. H. S.; GUIMARÃES, S. S. M. O corpo humano, o princípio “secare” e a complexidade – considerações sobre a inserção do conhecimento biológico na educação de jovens e adultos. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SABERES PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA, 2016, Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, Anais... 2016. v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: <http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos.html>

 

MORAES, C. L. B.; GUIMARÃES, S. S. M. Perspectiva de Currículo Presente nos Documentos Orientadores Nacionais e do Estado de Goiás para o Ensino de Biologia In: ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ELPED, 2, 2016, Urutaí. Anais... v. 1, p. 1 - 6.

 

ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. Os conteúdos digitais de ciências e biologia existentes para trabalho pedagógico com os laptops do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). In: JORNADAS LATINO AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA - ESOCITE 2016, 11, Anais... Disponível em: <http://www.esocite2016.esocite.net/resources/anais/6/1472131008_ARQUIVO_MarcosAntonioAlvesFilho.pdf> 

 

ARAUJO, C. H. S.; ECHALAR, A. D. L. F. O trabalho pedagógico como atividade humana mediada por instrumentos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE - Reunião Científica Regional da ANPED, 13, Brasília, Anais... p. 1-19. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BwFVVOFw-AJ3R1cwMnVnX1U5Ykk/view> 

 

OLIVEIRA, N. C. de; ECHALAR, A. D. L. F. As relações entre a educação e as tecnologias em pesquisas das áreas de Ciências da Natureza: um olhar sobre as teses. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE - Reunião Científica Regional da ANPED, 13, 2016, Brasília. Anais... p. 1-19. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BwFVVOFw-AJ3UzlzUnllX2FhTG8/view>

 

ALVES FILHO, M. A.; ECHALAR, A. D. L. F. Os (des)contextos do trabalho pedagógico para o ensino de Ciências e Biologia no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - CONPEEX, 13, 2016, Goiânia. p. 3307-3311. Disponível em: < http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site11383/site/artigos/12_prolicen/12_prolicen.pdf>

 

ARAÚJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. Concepções e práticas pedagógicas presentes no ensino de ciências na EJA. Uma revisão de literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 18, 2016, Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, Cuiabá - MT. Anais...  

 

FALCHI, V. L.; LEMOS, C. L. S.; FRANCA, G. F.; SPINDOLA, J. P. da S. Fatores de Retenção dos Acadêmicos no Curso de Ciências Biológicas PARFOR EaD da Universidade Federal de Goiás In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEEX. Ciência alimentando o Brasil, 13, 2016, Goiânia. Anais... v. 13. p. 3397 – 3401, ISSN 2447-8695. Disponível em: <http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site11383 /site/>

 

 

RESUMO APRESENTADO EM EVENTO CIENTÍFICO

MORAES, C. L. B.; GUIMARÃES, S. S. M. Ensino de Biologia e a Perspectiva de Currículo nos Documentos Orientadores Nacionais e do Estado de Goiás In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 18, 2016, Cuiabá. Anais... v. 1, p. 364 - 365.

 

CARNEIRO, M. H. S.; PARANHOS, R. D.; SANTOS, S. M.; ARAUJO, S. P.; GUIMARAES, S. S. M. Ensino de Ciências na EJA: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Aspectos Epistemológicos In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 18, 2016, Cuiabá. Anais... v. 1, p. 457 - 457.