2015

PRODUÇÃO 2015

 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

GUIMARAES, S. S. M.; GOLDSCHMIDT, A. I. ; PARANHOS, R. de D. ; SILVA, K. M. A. Transdisciplinaridade: análise preliminar das publicações do Portal de Periódicos da CAPES. Enciclopédia Biosfera, v. 10, p. 820-829, 2015.

 

TAVARES, T. L.; ECHALAR, J. D.; ECHALAR, A. D. L. F. O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise dos softwares educacionais presentes no Portal do Professor. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), 2015. Disponível em: < http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Edi%C3%A7%C3%A3o%20LES%2033.pdf>

 

BAPTISTA, L. V.; AZEVEDO, R. B.; GOLDSCHMIDT, A. I. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Online). v. 12, p. 31 - 43, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2428>

 

 

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. (Orgs.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. v. 1. 142p.

 

CAPÍTULO DE LIVRO

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. OLPC in the state of Goiás - Brazil: between pedagogical objectives and teaching practices. In: PEREIRA, Sara. (Org.). Digital Literacy, Technology and Social Inclusion: making sense of one-to-one computer programmes around the world. 1ed. Porto: Humus, 2015, p. 3-20. Disponível em: <http://www.wook.pt/ficha/digital-literacy-technology-and-social-inclusion/a/id/16538850> ou em pdf <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/40832>

 

ECHALAR, A. D. L. F.; ECHALAR, J. D. Estudos multidisciplinares do Cerrado. In: LEMOS, C. L. S. (Org.). Licenciatura em Ciências Biológicas. 1ed.Goiânia: Gráfica da UFG, 2015, v. 6, p. 105-130.

 

PARANHOS, R.D.; GUIMARAES, S. S. M.; GOLDSCHMIDT, A. I. Educação de Jovens e Adultos. In: LEMOS, C. L. S. (Org.) Licenciatura em Ciências Biológicas, v. 8,.1 ed. Goiânia: UFG, 2015, v. 8, p. 1-28.

 

PARANHOS, R.D.; GUIMARAES, S. S. M.; GOLDSCHMIDT, A. I. Fundamentos de Educação Ambiental. In: LEMOS, C. L. S. (Org.) Licenciatura em Ciências Biológicas. Goiania: UFG/CIAR, 2015, v. 6, p. 35-73.

 

 

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO

PARANHOS, R. D.; GUIMARAES, S. S. M. A Identidade Docente nas Pesquisas sobre Formação de Professores de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 9, 6, 2015, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2015. p. 1-12.

 

ECHALAR, A. D. L. F.; OLIVEIRA, N. C. de Causas de reprovação em disciplinas de cursos de graduação a partir de uma perspectiva discente. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, 22, 2015, Ciências e Formação: utopias e desencantos. Anais... Goiânia: UFG, 2015. v. 1. p. 1269-1278. Disponível em: <https://eventos.fe.ufg.br/up/248/o/AnaisSimposio2015veR15.pdf>

 

ECHALAR, A. D. L. F.; CAMARGO, R. M.; LIMA, L. C. E. S.; ECHALAR, J. D. Ciências Biológicas, na modalidade a distância, em Goiás: o que motiva os graduandos à escolha do curso? In: ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. As políticas educacionais e Educação em Ciências: impactos na pesquisa, no ensino e na formação profissional. Anais... Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=rebeca+camargo>

 

ECHALAR, J. D.; QUEIRÓS, W. P.; ECHALAR, A. D. L. F. Um panorama das publicações sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores? In: ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. As políticas educacionais e Educação em Ciências: impactos na pesquisa, no ensino e na formação profissional. Anais... Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=jhonny+david+echalar>

 

SANTOS, I. C. O.; SILVA, B. I.; ECHALAR, A. D. L. F. Percepções dos alunos do curso de biologia a respeito de sua formação para e com o conteúdo de botânica. In: EDIPE - ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 6, Organismos internacionais, currículo e didática. Anais... Goiânia: CEPED, 2015. Disponível em: <http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/viedipe/PDF/GT4%20Quimica,%20fisica,%20bio%20e%20Ciencias%20pdf/GT4%20CO04%20-%20SANTOS,%20Isabela%20Cristina%20de%20Oliveira%20dos.pdf>

 

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. Tecnologias, práticas e formação docente. In: EDIPE - ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 6, Organismos internacionais, currículo e didática. Anais... Goiânia: CEPED, 2015. Disponível em: <http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/viedipe/PDF/GT9%20Did%20Prat%20Estagio%20pdf/GT9%20adda%20%20echalar%20joana%20peixoto%20e%20rose%20mary%20almas.pdf>

 

ECHALAR, A. D. L. F.; LIMA, L. C. E. S. A pesquisa acadêmica sobre o Programa Um Computador por Aluno no Brasil: o que dizem as dissertações e teses. In: ESOCITE.BR / TECSOC, 6, 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015. p. 1-12. Disponível em: <http://www.rio2015.esocite.org/resources/anais/5/1440807789_ARQUIVO_Esocite-textocompleto-EchalareLima.pdf>

 

BAPTISTA, L. V.; PARANHOS, R. D.; GUIMARAES, S. S. M. História e filosofia da ciência na formação de professores: um panorama de publicações em periódicos de 1994-2014. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia, SP. Anais... ABRAPEC, 2015. p. 1-10. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/indiceautor.htm#G>

 

PARANHOS, R. D.; CARNEIRO, M. H. S. O ensino de biologia na educação de jovens e adultos: apontamentos sobre a produção científica. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Ciência e Formação: Utopias e Desencantos.22, 2015, Anais... Goiânia: Fac. Educação UFG, v. 1. p. 920-929. Disponível em: <https://eventos.fe.ufg.br/up/248/o/AnaisSimposio2015veR15.pdf>

 

ARAUJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. S. O Ensino de Biologia e a Leitura em sala de aula. In: ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas De Lindoia - SP. Anais...

 

MURCA, J. S. E.; SILVA, N. V.; FREITAS, B. S. P.; GOLDSCHMIDT, A. I. Estudo qualitativo sobre os enfoques da história da ciência apresentados em livros didáticos de anos iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Disponível em: <www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0456-1.PDF>

 

SILVA, N. V.; MURCA, J. S. E.; FREITAS, B. S. P.; GOLDSCHMIDT, A. I. Formação de professores: a visão de cientista entre graduandos dos cursos de licenciaturas da área de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 10, 2015, Águas de Lindóia, 2015. Anais... Disponível em: <www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R1825-1.PDF>

 

SALVINO, L.; MURCA, J. S. E.; RABELO, J.; GUIMARAES, S. S. M.; GOLDSCHMIDT, A. I.; SANTOS, J. Livros de registro como estratégia no ensino de Ecologia: bases históricas no Brasil. In: EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Didática e currículo: impactos de organismos internacionais na escola e no trabalho docente, 6, 2015, Goiânia. Anais... Disponível em: <www.observatorio.ueg.br/noticia/21086_vi_edipe_>

 

GOLDSCHMIDT, A. I. Metáfora da árvore e do cerrado: implicações na construção docente. In: SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 'Saberes, Alegria e Convivência: a Reinvenção da Escola”. 20, set. 2015, Cachoeira do Sul. Anais... Disponível em: <www.sieduca.com.br/?principal=lista_trabalhos&eixo=2&modalidade=1>

 

SOTERO, D. F.; SOUSA, D. F.; PEREIRA, L. S.; ELIAS, M. A. M.; FALCHI, V. L.; EVANGELISTA, L. M.; LIMA, F. P.; GOLDSCHMIDT, A. I. Metodologias diversificadas sobre higiene e uso adequado da água nos anos iniciais. In: INCREA -  e RIEC - SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS, 7, 2, 2015, Goiania: CEGRAF/UFG, Anais... v. 1. p. 881 – 893.

 

GOLDSCHMIDT, A. I. Orientador de estágio na formação docente: qual o nosso papel? In: SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 'Saberes, Alegria e Convivência: a Reinvenção da Escola”. 20, set. 2015, Cachoeira do Sul. Anais... Disponível em: <http://www.sieduca.com.br/?principal=lista_trabalhos&eixo=2&modalidade=1>