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Estágio

Atualizado em 19/11/14 09:25.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio na formação inicial do professor representa uma atividade em que teoria e prática se integram, onde o “saber” e o “saber fazer” podem produzir uma práxis pedagógica consciente.  Ao mesmo tempo, o Estágio é o componente curricular que insere os estagiários, futuros professores, na realidade escolar proporcionando a estes a possibilidade de vislumbrar os desafios que o exercício da profissão docente lhe oferecerá.

O Estágio Curricular Obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (ICB/UFG) está em conformidade com a Lei nº 11.788/08 (Lei do Estágio) (Art. 7º) e com as Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) nº 766/05 e 731/05. Dessa forma, as atividades de estágio são caracterizadas pela presença de um orientador do curso, o professor de estágio, durante as atividades desenvolvidas pelos licenciandos na escola campo. As atividades compartilhadas entre professor orientador (universidade), professor supervisor (escola) e professores em formação (aluno do curso) durante o semestre, são finalizadas com a realização do Seminário de Estágio Supervisionado das Ciências Biológicas - Licenciatura (SESBIO).

Na atual proposta pedagógica do curso de Ciências Biológicas, os estágios estão organizados em dois semestres, dentro das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II que acontecem no 5º e 8º períodos (curso diurno) e 8º e 10º períodos (curso noturno), respectivamente. No Estágio Curricular Supervisionado I há o estímulo da prática da pesquisa a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica na escola campo. No Estágio Supervisionado II os professores em formação inicial entram em contato com o cotidiano da sala de aula.

 

 

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