Weby shortcut

Histórico

Atualizado em 14/04/17 16:18.
Em 2009 a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD – UFG) divulga o Edital PROGRAD / PRODOCÊNCIA nº 001/2009 para a submissão de projetos de criação e/ou consolidação de Núcleos de Pesquisa ou Laboratórios que fortalecessem os cursos de Licenciaturas da UFG. Nesse contexto, os professores da Área da Educação, Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas submetem um projeto para a criação do Laboratório de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas.
Em 2010, com a contratação de mais uma professora para a Área de Educação, a proposta de criação do laboratório é reorganizada para que o espaço também possa receber atividades desenvolvidas nas disciplinas da graduação. Desta forma, cria-se o Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências – LESEC.
No ano de 2011 foi criado o grupo Colligat - (Re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1387600351963813#identificacao) - que reúne pesquisadores da UFG e de outras instituições, que desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores de Ciências e Biologia no ensino superior e na educação básica. O grupo abrange orientações de dissertações e iniciação científica que relacionam essa formação: à identidade e profissão docente, ao ensino/aprendizagem de Ciências e Biologia, à educação de jovens e adultos, à história e filosofia da Biologia e à complexidade.
A partir de 2013 o LESEC também passa a atender alunos de pós-graduação (Mestrado) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG (http://mestrado.prpg.ufg.br/), o que o consolida como laboratório de pesquisa.
Atualmente o LESEC, além das atividades de ensino (graduação), congrega atividades de pesquisa (Iniciação Científica - PIBIC/PIVIC e  PROLICEN), extensão e conta ainda com as reuniões de estudos do Colligat.
Listar Todas Voltar