Weby shortcut
mafalda

ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Confira as atividades a serem desenvolvidas na disciplina durante o primeiro semestre letivo de 2014.

PROFESSORES

Profa. Dra. Simone Sendin  

Prof. Ms. Rones Paranhos 

 

PLANO DE CURSO - Lic. Ciências Biológicas (Integral e Noturno)

 

 

 

Objetivos

Conhecer, selecionar, analisar e discutir criticamente os conteúdos e atividades para o ensino de Biologia no Ensino Médio, nas diversas áreas (Citologia, Biologia Molecular, Genética, Fisiologia, Zoologia, Botânica e Ecologia) a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico (ECB) de forma a compreender a construção desses conhecimentos e suas relações com o ensino. 

 

Objetivos Específicos

 

  • Apresentar e discutir a história e filosofia da Biologia como abordagem para seu ensino;
  • Discutir a construção do conhecimento biológico e suas relações com as propostas oficiais, o livro didático e com os processos de ensino-aprendizagem;
  • Planejar e elaborar estratégias para o ensino de Biologia levando em consideração os ECB;
  • Elaborar um artigo sobre a construção das áreas do conhecimento biológico e sua relação com o ensino de Biologia;
  •  Organizar um seminário para apresentar o artigo e as estratégias elaboradas.

 

1. INCERTEZAS E AS EXECEÇÕES: BIOLOGIA A CIÊNCIA DA VIDA? (12/03)

TEXTO: CARNEIRO, M. H. S. e GASTAL, M. L. História e Filosofia das Ciências no Ensino de BiologiaCiência & Educação, v.11, n.1, p.33-39, 2005. 

 

RESENHA (Lic. C. Biológicas - Noturno)                    RESENHA (Lic. C. Biológicas - Integral)

 

2. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA (19/03)

FILME: O ponto de mutação

TEXTOS:

CHEDIAK, K. Introdução. In: Filosofia da Biologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

 

RESENHA (Lic. C. Biológicas - Noturno)                    RESENHA (Lic. C. Biológicas - Integral)

 

3. ESTATUTOS DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO (26/03 - 02/04)

TEXTO: Nascimento Jr, A. F.; SOUZA, D. C.; Carneiro, M. C. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.2, pp. 223 – 243, 2011. 

 

RESENHA (Lic. C. Biológicas - Noturno)                    RESENHA (Lic. C. Biológicas - Integral)

 

4. PLANEJAMENTO CURRICULAR - PROGRAMA E ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA (16/04)

TEXTO: MORIN, E.; CIURUNA, E. R.; MOTTA, R. D. O método: estratégias para o conhecimento e ação num caminho que se pensa. In: _____. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

 

RESENHA (Lic. C. Biológicas - Noturno)                    RESENHA (Lic. C. Biológicas - Integral)

 

5. PROPOSTAS OFICIAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA (30/04)

Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza

 

PCN+ ENSINO MÉDIO - Orientações Educacionais Complmentares aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Ciências da Natureza

 

RESENHA (Lic. C. Biológicas - Noturno)                    RESENHA (Lic. C. Biológicas - Integral)

 

6. ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E ESCRITA DO ARTIGO CIENTÍFICO

 

 

 

Fonte : LESEC - ICB

Listar Todas Voltar